Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e publicada no periódico científico Brazilian Journal of Food Technology, detalha a rica composição nutricional de alimentos como o Araçá-do-campo e o pequi.
Aos poucos, produtos do cerrado e caatinga, como os derivados do pequi, umbu, baru, jatobá, coquinho azedo, mangaba, entre outros, estão sendo reconhecidos pelas suas características nutricionais. No entanto, esses produtos são desconhecidos para grande parte da população mineira e acabam sendo considerados exóticos, apesar de serem nativos do estado.
O município de Montes Claros é considerado a cidade da arte e da cultura, principalmente, por abrigar festas tradicionais da cultura regional como a Festa Nacional do Pequi, e ocupa lugar de destaque no Arranjo Produtivo Local (APL) do pequi, seus subprodutos e de outros produtos do cerrado. Para quem não está familiarizado com APL, o termo se refere a presença de empresas localizadas em um mesmo território que apresentam especialização produtiva e que mantêm vínculos de cooperação e aprendizagem entre si e com o poder público, associações, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
Desta forma, reconhecido pelo Governo de Minas Gerais por centralizar grande parte do escoamento e comercialização dos frutos nativos da mesorregião norte do Estado, Montes Claros é a vitrine da cultura alimentar regional e das tradições sertanejas, e a Prefeitura de Montes Claros é a instituição de referência para apoiar a governança do APL do pequi e dos frutos do cerrado, promovendo geração de renda através da valorização e do incentivo ao consumo dos produtos derivados do cerrado.
Assim, a parceira entre Prefeitura de Montes Claros e Governo de Minas está proporcionando a produção de uma publicação dentro do projeto “Sabores do Gerais”. É um livro organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com 144 páginas e tiragem de 1.000 exemplares, que será distribuído em escolas da Rede Municipal de Ensino e em outros órgãos do Município.
A iniciativa visa estimular o consumo dos produtos do cerrado ao investir em estratégias de comunicação e marketing para a promoção e valorização dos frutos e produtos do cerrado, além de contribuir para a preservação da cultura local, da economia e do turismo da região e a conscientização sobre a sociobiodiversidade do cerrado.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025