Folia de Reis
Festa Nacional do Pequi
Carnaval
Dia do Trabalhador
Aniversário do Centro Cultural
Festival de Serestas
Festas Juninas
Expomontes
Festas de Agosto
Festival Folclórico
Desfile Cívico
Parada - LGBTQIAPN+
Psiu Poético
Semana da Consciência Negra
Natal
Folia de Reis
Réveillon
Folias de Reis
Durante o período de 24 de Dezembro a 6 de Janeiro, os Ternos de Folia de nossa região, em uma das mais importantes manifestações de nossa cultura, percorrem ruas e casas cantando versos que contam a história do menino Jesus e dos Três Reis Magos. São as Folias de Reis, originárias de Portugal e que aportaram no Brasil no século XVIII. Em Montes Claros, a Secretaria Municipal de Cultura criou e fortaleceu uma entidade jurídica de direito privado denominada Associação dos Ternos de Folia de Reis e de Pastorinhas de Montes Claros, repassou recursos financeiros e aprovou projetos específicos com o objetivo de promover e valorizar esta representação popular na preservação das tradições das festas natalinas.
Festa Nacional do Pequi
A Festa Nacional do Pequi celebra um dos frutos mais importantes do nosso cerrado, o evento se transformou em um símbolo de luta na defesa de nossa subsistência “geralista” e bandeira na educação, preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Norte de Minas. Promove a distribuição de mudas de árvores, palestras, debates, encontro de educadores, oficinas de culinária e, ainda, encontros de entidades ambientalistas em torno de temas que levam à reflexão e que possam produzir atitudes concretas para uma nova consciência de convívio com o nosso bioma. A Festa inclui a Expedição Caminhos dos Gerais, projeto da Secretaria de Meio Ambiente que registra e mapeia as condições culturais e socioambientais de nossa região e inclui ainda shows, Festival de Música, barraquinhas de comidas típicas, concurso de arroz com pequi, encontro de violeiros e muitas outras atrações que marcam o evento como um dos mais importantes do nosso calendário cultural.
Carnaval
O Carnaval de rua de Montes Claros movimenta a economia e resgata uma tradição da cidade. Os blocos “Raparigas do Bonfim”, “Passu Pretu”, “Maria Bonita”, “Na Gandaya”, “Morada do Parque”, “Jegue Love”, entre outros são presenças marcantes no evento, atraindo um público contagiante e numeroso.
Dia do Trabalhador
A Prefeitura de Montes Claros promove, no dia 1º de maio, a tradicional Festa do Trabalhador no Parque Municipal Milton Prates. A comemoração conta com a colaboração de diversas secretarias e parceiros na realização de atividades voltadas para a população em diversas áreas, principalmente esporte, cultura e lazer, bem como ações preventivas nos setores de saúde.
Aniversário do Centro Cultural
As comemorações que celebram o aniversário do Centro Cultural Hermes de Paula, um dos mais importantes espaços dedicados à cultura de Montes Claros, são marcadas por programações especiais. A Secretaria Municipal de Cultura promove todos os anos homenagens aos principais representantes da arte e da cultura de nossa região.
Festival de Serestas
O Festival de Serestas enche de músicas e saudades o centro histórico de Montes Claros. O evento reúne, entre outros, os grupos de seresta Amo-te Muito, Namorados da Lua, Cordas e Vocais, e Zé Godinho, que celebram essa bela tradição musical e comemoram o Dia Municipal da Seresta, instituído em homenagem a João Chaves, um dos mais importantes seresteiros do país.
Festas Juninas
As Festas Juninas são uma herança portuguesa que presta homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São José e São Pedro. Fé e devoção que se misturam às tradições populares, fazendo do mês de junho um dos mais divertidos e gostosos do ano. Quadrilhas, comidas típicas, bandeirolas, fogueiras e muita religiosidade. As comemorações começam pra valer a partir de 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e se arrastam por todo mês.
Aniversário da Cidade
Todos os anos a Prefeitura de Montes Claros prepara uma programação especial para a população por conta das comemorações do aniversário da cidade. Com a realização de diversas apresentações artísticas e culturais que valorizam os artistas da região e proporcionam gratuitamente entretenimento às crianças e adultos, durante todo o dia e à noite, as famílias montes-clarenses encontram, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, muita comodidade e segurança durante todo o dia até a noite. Além das atrações promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, a população conta com ações de saúde promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde e ainda desfruta, gratuitamente, de todas as atrações oferecidas por ocasião da tradicional festa agropecuária de Montes Claros - Expomontes.
Festas de Agosto
As Festas de Agosto representam a mais importante manifestação tradicional de nossa cultura popular, instante religioso em que os grupos de catopês, marujos e caboclinhos de Montes Claros se reúnem para celebrar com suas músicas e danças a devoção e a fé de seus integrantes a nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo. E com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura os ternos invadem as ruas de Montes Claros com seus tambores e fitas rumo à igrejinha do Rosário, garantindo nos levantamentos de mastros a perpetuação das expressões tradicionais de nossa história e de nossos costumes. Já são 183 anos de história, o que torna a mais importante festa de iniciativa popular regional, sendo altamente relevante para a preservação e educação patrimonial. As Festas de Agosto também proporcionam, às novas gerações, contato direto e legítimo sobre a mais fecunda manifestação popular da cidade.
Festival Folclórico
Paralelamente às Festas de Agosto, a Secretaria Municipal de Cultura realiza também o Festival Folclórico de Montes Claros, idealizado com o propósito de apoiar as Festas com uma programação que valoriza fielmente as tradições da nossa cultura popular. Shows, danças folclóricas, barraquinhas, encontro de educadores, oficinas e a presença de antropólogos e grupos tradicionais de várias regiões do Brasil garantem momentos de alegria, encantamento e reflexão necessários aos objetivos de preservação de nossas manifestações mais legítimas e identitárias.
Desfile Cívico de 7 de Setembro
A prefeitura de Montes Claros, com o apoio de diversas autoridades civis e militares, realizam a cerimônia de abertura oficial da Semana da Pátria, que celebra o espírito cívico e patriota. Durante o evento é realizada a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional. A Semana da Pátria é um momento de reflexão, uma oportunidade para pensar sobre o papel de cada brasileiro na construção de um país melhor. No dia 7 de setembro, acontece o tradicional Desfile da Independência, com a participação de diversos órgãos de segurança e várias instituições da cidade. Centenas de famílias são esperadas para o evento, que comemora a independência do Brasil.
Parada LGBTQIA+
Em parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da Aids - Grappa e o Movimento Gay dos Gerais - MGG, e em respeito à diversidade e sua livre expressão a Secretaria Municipal de Cultura apoia as manifestações culturais do segmento LGBTQIA+ com a realização da Semana da Consciência Gay. Acontece em Setembro com uma vasta programação que inclui palestras, debates, exposições, performances, cinema e tem sua culminância na Parada LGBTQIA+.
Psiu Poético
Coordenado pelo poeta e agitador cultural Aroldo Pereira e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Psiu Poético se apresenta como um espaço de experimentação para as diversas linguagens da poesia contemporânea em diálogo com outras representações como o cinema, a dança, o teatro e a música. Durante nove dias movimenta escolas municipais, estaduais e particulares, além de espaços urbanos como praças, mercados e rodoviária. Acontece invariavelmente entre 4 e 12 de outubro, o que determinou o dia 4 como o Dia Municipal da Poesia, celebrado com o Despertar Poético, uma passeata pelas ruas da cidade envolvendo poetas, artistas, estudantes e a população em geral. Durante o Salão Nacional de Poesia acontecem também palestras, debates, performances, saraus e lançamentos de livros, esta programação repercute em todo o Brasil e faz de Montes Claros a capital nacional da poesia.
Semana da Consciência Negra
Em novembro, com o apoio das Secretarias e de Políticas Sociais, os grupos envolvidos com os movimentos negros comemoram no dia 20 de Novembro o Dia Nacional da Consciência Negra, data em que acreditam ter morrido Zumbi, o líder negro do Quilombro dos Palmares. Durante uma semana, através de shows, exposições, rodas de capoeira, debates e palestras, os integrantes do movimento promovem ações de reflexão em torno da matriz africana na formação do povo brasileiro. A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.
Comemorações Natalinas
Através de parcerias firmadas a prefeitura de Montes Claros proporciona à população montes-clarense um Natal mais alegre, colorido e, acima de tudo, humanizado. O Auto de Natal - Encontro de Serestas faz parte da programação das comemorações natalinas.
Réveillon
Uma festa para a família. Assim pode ser definida a grande festa que acontece na lagoa do Interlagos durante a virada do ano. O Réveillon na Lagoa, um evento de sucesso e que já faz parte do calendário da cidade, é esperado por toda a população, devido a sua beleza e também pela ótima opção de lazer que o evento oferece para toda a família. A festa, promovida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Montes Claros, é organizada com muita diversão e também com muita segurança, proporcionando tranquilidade e lazer para a família, o que faz com que as expectativas de Ano Novo sejam vividas com intensidade pelas pessoas presentes ao evento.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024