ESPAÇOS CULTURAIS


Centro Cultural Hermes de Paula

O Centro Cultural Hermes de Paula é considerado um espaço pulsante da cultura montesclarense, dando voz a todas as manifestações artísticas da cidade. O Centro Cultural é composto pela Galeria de Artes Godofredo Guedes, pelo Teatro Municipal Cândido Canela, e pela Biblioteca Pública Municipal Antônio Teixeira de Carvalho.

  • Gerente de Espaços Culturais: Mardete Dias Silveira

  • Telefone: (38) 2211-3373

 

Galeria de Artes Godofredo Guedes

Localizada no prédio do Centro Cultural Hermes de Paula e com gestão da Secretaria Municipal de Cultura, a Galeria de Arte Godofredo Guedes é um espaço de exposição permanente, aberto principalmente a mostras de artistas plásticos locais em apoio à divulgação de seus trabalhos. Reservada também para o lançamento de livros, intervenções artísticas, performances e instalações diversas, a Galeria mantém em suas dependências uma vitrine exclusiva de divulgação e comercialização do melhor artesanato de nossa região, produzido na Casa do Artesão.

  • Gerente de Espaços Culturais: Mardete Dias Silveira

  • Telefone: (38) 2211-3373

 

Sala Cândido Canela

Integrado ao Centro Cultural Hermes de Paula e administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, a Sala Cândido Canela, tem sido hoje um espaço importante para as atividades culturais e sociais mais diversas como: shows, palestras, seminários, conferências, espetáculos de dança e teatro.

 

Biblioteca Pública Municipal Antônio Teixeira de Carvalho

A Biblioteca Pública Antônio Teixeira de Carvalho é um ambiente onde o conhecimento e os saberes estão sempre presentes. O espaço conta com um acervo de aproximadamente 60 mil livros, entre obras literárias e acadêmicas. A biblioteca também oferece um acervo audiovisual, que auxilia os estudantes em suas pesquisas. Além disso tudo, a Biblioteca conta também com o Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto, um lugar onde os versos de poetas convidados se mostram em toda sua grandeza.

 

Casa do Artesão

Com o objetivo de preservar, incentivar e criar oportunidades de produção para aqueles que trabalham a cultura popular e tradicional com as mãos, a Secretaria Municipal de Cultura mantém no bairro de Lourdes a Casa do Artesão, espaço livre de aprendizado, criação e comercialização de peças do melhor artesanato de nossa região. Além de cursos permanentes de crochê, vagonite, ponto cruz, bainha, bordados em ponto cheio, cerâmica e bonecas de pano, a Casa do Artesão promove o intercâmbio cultural e comercial de seus artesãos com outras cidades de Minas, Brasil e exterior, enquanto se qualifica como uma das grandes referências do turismo em nossa cidade.

  • Coordenador da Casa do Artesão: Guilherme Matias Silva Peixoto

  • Telefone: (38) 2211-3394