Imagem de destaque RAÍZES DO CERRADO - Exposição retrata o sertão e o cerrado mineiros, refletindo sua força, ancestralidade e beleza

RAÍZES DO CERRADO - Exposição retrata o sertão e o cerrado mineiros, refletindo sua força, ancestralidade e beleza

24/11/2025 - 10:24
SECOM | Texto: Hélder Maurício | Foto: Divulgação

Segue até o dia 30 de novembro, na Galeria Godofredo Guedes, no Centro Cultural Hermes de Paula, a exposição “Raízes do Cerrado”. A mostra pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A entrada é franca.

A atração reúne obras produzidas com materiais naturais, técnicas diversas e olhares sensíveis que celebram a força, a ancestralidade e a beleza desse bioma tão único, além de refletir a pluralidade do sertão e do Cerrado Mineiro com obras que passeiam por pintura, bordado, artesanato, escultura e fotografia.

A mostra apresenta trabalhos artísticos de 18 artistas que, com sensibilidade e profundidade, abordam temas como a resiliência da paisagem, o protagonismo feminino, as tradições culturais e a urgente necessidade de preservação ambiental, trazendo uma perspectiva única, com técnicas que vão desde o bordado manual e a cerâmica até a arte urbana e o origami contemporâneo.

Participam da exposição os  artistas Andréa Cardoso (Montes Claros-MG), Astra Gab. Filpi (Salinas-MG), Cleiton Cruz (Montes Claros-MG), Guilherme Aquino (Montes Claros-MG),  Guilherme Peixoto (Montes Claros-MG), Hélio Brantes (Montes Claros-MG), Leonara Verlyane (Montes Claros, MG), Luana Z. (Montes Claros-MG), Márcia Veloso (Coração de Jesus-MG), Mirelly Fortaleza (Montes Claros-MG), Nilce Veloso (Montes Claros-MG), Nilde Fer (Montes Claros-MG), Osmar Oliva (Brasília de Minas-MG), Saulo Reis (Capitão Enéas-MG), Thalita Quiterio (Montes Claros-MG),Thatiana Arcanjo (Montes Claros-MG), Ton Coutinho (Montes Claros-MG) e Valéria Nunes (Montes Claros-MG).