Imagem de destaque EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL


Plano de ação para o patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura é aprovado pelo IEPHA com nota total

 

Cada vez mais fortalecida a parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e Educação para implantar a Educação Patrimonial no município de Montes Claros e realizar o “Plano de Ação para o Patrimônio Histórico e Difusão: Nossa cidade, nossa história, nosso patrimônio”. Este projeto foi apresentado pelo SEMPAC – Setor Municipal de Patrimônio Cultural ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em 2021. Aprovado pelo IEPHA no ano de 2022 com nota total, as propostas estão sendo executadas no corrente ano. 

De acordo com Gesiane Mota, Coordenadora de Memória e Patrimônio Cultural, este projeto foi pensado e elaborado com o intuito de incentivar o trabalho de pesquisa, trocas de experiências, processos criativos e participativos, como também os saberes locais, visando a criação e difusão da cultura. “Importante destacar que, promover a divulgação de conhecimentos culturais que constituem o patrimônio de uma sociedade, como também transmitir este saber através do ensino são ações previstas em lei”, reforça a coordenadora.

As atividades propostas nestas ações buscam um contato direto do público prioritário, no caso aluno de escolas do município, com as manifestações culturais. “São diversas as maneiras de alcançar este objetivo”, afirma Júnia Rebello, Secretária Municipal de Cultura, “A Secretaria reforça estas metas com o apoio e realização de eventos como as tradicionais Festas de Agosto e Festa do Pequi, projetos ligados à arte e ao artesanato, promovendo e apoiando as manifestações culturais espontâneas e prestigiando principalmente, os artistas locais”. As ações pretendem que a comunidade tenha uma vivência maior do patrimônio cultural da cidade, para que os participantes possam (re) conhecer seu patrimônio material e imaterial, como também sua própria identidade.

Júnia Rebello, reitera a importância de sempre colocar em suas realizações os conceitos ligados à identidade cultural, e entende que, valorizar e promover projetos e ações ligados a este tema, deve ser um trabalho sistêmico e permanente. 

“Queremos que a Educação Patrimonial tenha um lugar de destaque em nossos trabalhos, para que nosso patrimônio material e imaterial e nossos costumes, além da nossa cena cultural, sejam cada vez mais percebidos como valor e como identidade”. A Secretária reforça que este empenho da Secretaria Municipal de Cultura em despertar o sentimento de pertencimento é essencial para que nossa memória e história mantenham-se vivas e preservadas. 

No ano de 2022 foram realizadas várias visitas guiadas ao Centro Histórico da cidade com a parceria e participação das instituições educacionais. Durante as Festas de Agosto, além da visita guiada ao Centro Histórico, foi apresentado para os alunos das escolas o documentário “Conversando com os Mestres” e na oportunidade houve explicações a respeito do patrimônio imaterial da cidade. E em parceria com as organizações, associações e instituições de ensino foram realizadas palestras com o tema Patrimônio Cultural de Montes Claros.


Escolas interessadas em fazer uma visita guiada pelo núcleo original da cidade podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura. Telefone (38) 2211-3300.

 

 

 

 

Plano de Educação Patrimonial

Vídeos de educação patrimonial

Agende sua escola - Clique aqui