Manter viva a história da cidade. Este é um dos principais objetivos do projeto “Passeio a Pé”, da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura e Turismo. A caminhada guiada pela Praça Dr. Chaves (mais conhecida como Praça da Matriz e bem tombado pelo município) e seu entorno proporciona o contato direto da população com bens tombados e espaços de memória da cidade.
Durante o passeio pelas ruas da região, os participantes recebem explicações sobre a história, arquitetura, nomes das ruas, praça e importância cultural dos bens tombados e das memórias urbanas da cidade. Assim, o projeto se constitui em uma forma de incentivar o turismo cultural, fortalecendo em quem faz a caminhada a identidade local por meio do reconhecimento de seus espaços históricos.
“No trajeto, abordamos temas como história urbana, origem da cidade, ressaltando os nomes das ruas, principais edificações e monumentos, memória social, patrimônio material e imaterial e, principalmente, a importância da preservação do patrimônio cultural”, conta Gesiane Aparecida Medeiros Mota, gerente de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo.
As informações são passadas aos participantes ao longo do trajeto que passa por ruas históricas como Coronel Celestino e Justino Câmara, onde nasceu o então Arraial das Formigas, hoje Montes Claros, e onde estão muitos dos casarões seculares que atualmente são guardiões da memória patrimonial da cidade. A cada parada, um técnico da Secretaria de Cultura e Turismo conta a história do local, período de construção e personalidades marcantes dos lugares.
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Júnia Rebello, projetos como estes são fundamentais para que a história da cidade não se perca. “A experiência aproxima as pessoas da história não apenas cultural, mas arquitetônica da cidade, fortalecendo o vínculo com o ambiente em que vive. Dessa forma, estamos promovendo educação, mas também estamos consolidando nossa identidade enquanto comunidade, aspectos importantes para que possamos exercer a cidadania de forma plena”, ressalta.
Para participar é preciso agendar com a Gerência de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo pelo e-mail cultura.patrimonio@montesclaros.mg.gov.br ou pelo telefone (38) 2211-3302. Mas para que os passeios aconteçam é preciso um número mínimo de 10 inscritos e no máximo 50 pessoas.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025