Na noite da última sexta-feira (08), o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, oficializou um acordo de cessão entre a Prefeitura e a União, permitindo que o município gerencie o Armazém da Central do Brasil da Rede Ferroviária. O Termo de Cessão foi formalizado no Centro Cultural Hermes de Paula, na ocasião da abertura da Exposição de Yara Tupynambá, em homenagem aos festejos populares das Festas de Agosto de Montes Claros, que são os grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos.
O velho galpão de cargas da Rede Ferroviária Federal, que se conectava ao Armazém da Central do Brasil, é uma construção histórica localizada na estação ferroviária de Montes Claros (Avenida Ovídio de Abreu, n° 110, no Centro). O Armazém é tombado e foi restaurado pela Prefeitura de Montes Claros. “Este prédio, que tem um significativo valor histórico, será transformado em um novo centro destinado à promoção da cultura, turismo e conservação do patrimônio. E, em breve, essa nova instalação estará acessível a todos, reforçando o compromisso da administração em fortalecer a identidade cultural da cidade”, disse Guilherme Guimarães. O prefeito lembrou que, em 2007, a administração municipal e o governo federal também assinaram esse acordo, entretanto, a Prefeitura não cumpriu sua parte, resultando na devolução do imóvel.
“Na administração do ex-prefeito Athos Avelino, a União também repassou para o município administrar o prédio do antigo Armazém da Central do Brasil, mas as gestões subsequentes não mostraram apreço pela cultura, descumpriram os acordos estabelecidos e o imóvel foi retornado à União. Mas, agora, pretendemos fazer grandes investimentos nesse armazém, contando com a colaboração da União, do Governo de Minas e, claro, da própria Prefeitura, pois queremos que ele se torne um lugar para gastronomia, feiras, exposições e, acima de tudo, um espaço que traga alegria aos cidadãos de Montes Claros. Por isso, estamos encarando um grande desafio e contamos com o apoio de todos para que possamos realmente alcançar esse objetivo”, concluiu.
História
A Estação Ferroviária de Montes Claros foi inaugurada em 1926. A partir da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação que levava o trem até Salvador.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025