Imagem de destaque PSIU POÉTICO 2023 - Abertura oficial do evento é realizada no Centro Cultural

PSIU POÉTICO 2023 - Abertura oficial do evento é realizada no Centro Cultural

05/10/2023 - 11:22
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Silvana Mameluque | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Foi realizada na noite dessa quarta-feira, 4, Dia Municipal da Poesia, a abertura oficial da 37ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético. A solenidade, realizado no Centro Cultural Hermes de Paula, contou com a participação da secretária municipal de Cultura, Junia Rabello, artistas, escritores, poetas e da comunidade em geral.

Durante a noite, houve o lançamento de livros dos homenageados Ivana Rabello (Pequeno dicionário das palavras (des)ditosas), Fábio Gonçalves (Sentidos), e Jorge Amâncio (Haikus em Preto e Branco). O evento foi finalizado com diversas apresentações musicais.

Na abertura do evento, a secretária de Cultura de Montes Claros destacou o papel do Psiu Poético para a cena cultural da cidade e do país. “É uma honra participar novamente deste momento. O Psiu Poético tem um DNA próprio e eu posso dizer que ele se reinventa a cada edição. A cada ano ele nasce de novo com toda a capacidade criativa das pessoas”, destacou.

O fundador do festival, Aroldo Pereira, também destacou a importância do movimento cultural para a região. “Estamos em mais um ano com toda energia, recebendo grandes parceiros em nome da poesia. Essa cumplicidade é o que faz com que o Psiu Poético persista por tantos anos”, disse.

O Psiu Poético 2023, que traz nesta edição o tema “Gente”, será realizado entre os dias 4 e 12 de outubro. Os poetas homenageados são os seguintes: Vera Lúcia Godoy Correia (Osasco/SP); Ivana Ferrante Rebello (Montes Claros/MG); Joaquim Celso Freire (Coronel Murta/MG – São Paulo/SP); Fábio José Gonçalves (Água Boa/Claro dos Poções/MG); Jorge Amâncio (Rio de Janeiro/Brasília); Francesco Napoli (Belo Horizonte).

Dando continuidade à programação, nesta quinta-feira, 5, às 9 horas, foi realizado o projeto Poesia Circular nas escolas estaduais Professora Dilma de Quadros e Salvador Filpi. Às 15 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula, haverá a análise das obras indicadas para o vestibular da Unimontes.

Às 20 horas, também no Centro Cultural, haverá o lançamento dos livros Antônio – Uma alma embebida em luz, de Karla Celene, e Paragens Poéticas, de Luiz Carlos Prates. Logo após, haverá as performances Mesmo Assim, com Mirna Mendes, Samuel Pereira e Maluh Mendes, e Escombros no Tempo, de Sady Bianchi. A noite será encerrada com as apresentações Lápis Lapso, de Wagner Rocha, e Eu sou Psiu, de Marcelo de Palma.

O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todos os lugares, abrindo espaços de ocupação artística, discutindo e apresentando a produção contemporânea a um amplo público formado por estudantes, educadores, leitores, atores, performers, escritores e demais interessados. Todo o evento é gratuito.