Imagem de destaque PROCULTURA 2023 - Projetos estão sendo avaliados por comissão da Secretaria de Cultura

30/05/2023 - 11:02
ASCOM | Texto: Attilio Faggi Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Com o objetivo fomentar a cultura local através do incentivo a artistas, fazedores culturais, produtores, agentes e grupos, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, lançou o edital de chamamento público PROCULTURA 2023. Serão selecionados 30 projetos, com valores de até R$ 5 mil, e 5 projetos com valores de até R$ 10 mil.

O edital é direcionado a artistas das áreas de: artes cênicas – teatro, dança, circo, ópera, mímica e congêneres; audiovisual – cinema, vídeo, mostras e oficinas; literatura – ações de incentivo à escrita e à leitura, publicação e reedição de livros; música – shows, gravações, oficinas; artes plásticas e visuais – exposições, produções, oficinas, mostras, edição de catálogos e afins que envolvam pintura, escultura, grafite, artesanato, concursos, salões e fotografia.

Uma comissão da Secretaria de Cultura está analisando os projetos a respeito de critérios como viabilidade técnica, adequação financeira, diversidade das expressões culturais, descentralização das ações culturais, atendimento às redes municipais de educação e serviços, inclusão social, capacidade executiva do proponente e valorização da identidade cultural e histórica da região. De acordo com o cronograma que consta no edital do processo, essa fase de avaliação das propostas continuará até o dia 16 de junho. No dia 30, por sua vez, será divulgado o resultado final do processo.

O edital do processo está disponível pelo link https://admin.montesclaros.mg.gov.br/upload/licitacoes/files/licitacoes/2023/Chamamento%2018/Edital%20PROCULTURA%20-%20PORROGADO.pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-3300.