Um dos questionamentos que se faz em relação a essa rua é: por que ela se chama Monte Plano? Existiria um monte plano? O nome de registro na prefeitura é Rua Monte Prano. Isso mesmo que o leitor leu: a palavra é grafada com “r”. Ela foi nomeada dessa forma para fazer uma justa homenagem às conquistas dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial em terras italianas. Apesar da intenção do tributo aos combatentes, vale mais um esclarecimento: a palavra, por alguma confusão semântica, ainda está grafada incorretamente. A grafia certa é Monte Prana.
Na ocasião, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) conquistou três pontos importantes que eram ocupados pelos alemães: Monte Prana, Camaiore e Massarosa. Particularmente se falando de Monte Prana, a incursão dos pracinhas no local se deu em setembro de 1944.
Segundo o site do Memorial da FEB, após os combatentes terem conquistado Camaiore e Massarosa, no dia 23 de setembro, forte patrulha da 2ª Cia, realizou ousado reconhecimento do Monte Prana, de onde o inimigo observava a posição brasileira no entorno. Depois de uma longa e cansativa, o grupo conseguiu surpreender alguns alemães a cerca de 600 metros ao sul do monte, aos quais infligiu severas baixas.
Seu retorno, no dia seguinte, foi feito debaixo de rigoroso fogo de artilharia e morteiros, oriundos da 42º Divisão Ligeira Alemã, estimados no valor de uma conquista.
Em 1968, vinte quatro depois da batalha, o senhor Paoli, cidadão italiano e habitante de Camaiore, homenageou as tropas brasileiras que libertaram sua cidade e a região e também ajudaram sua família durante os idos de setembro de 44. A homenagem se deu com a construção de uma cruz metálica, com 12 metros de altura, fixada sobre o cume do Monte Prana, a 1.230 m de altitude, um ponto com pleno comandamento sobre a cidade de Camaiore.
A importância de celebrar a conquista relatada pode ser observada nas palavras entusiasmadas do Comandante da FEB, Marechal Mascarenhas de Morais, depoimento este publicado no site do Exército Brasileiro. Segundo ele “a vitória de Monte Prana constitui um feliz remate da primeira manobra das Armas brasileiras no teatro de guerra italiano, merecendo lisonjeira repercussão nos círculos militares aliados”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025