Imagem de destaque LÁ VEM, LÁ VEM, LÁ VEM DE NOVO...  Psiu Poético abre inscrições no mês de julho

LÁ VEM, LÁ VEM, LÁ VEM DE NOVO... Psiu Poético abre inscrições no mês de julho

29/06/2023 - 14:16 | atualizado em 30/06/2023 - 09:43
ASCOM | Texto: Hélder Maurício Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A 37ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que esse ano trás o tema “Gente”, estará recebendo, de forma gratuita, inscrições entre os dias 1 e 30 de julho. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, é promovido anualmente pelo Grupo Teatral Transa Poética.

Para participar da atração, poetas, artistas e público em geral devem se dirigir à Biblioteca Municipal "Dr. Antônio Teixeira de Carvalho", dentro das dependências do Centro Cultural Hermes de Paula, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta, ou enviar e-mail para o endereço aroldopereirapoeta@yahoo.com.br.

O tema do evento deste ano é uma melodia composta pelo cantor, compositor, violonista e professor, além de doutor em Literatura pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Élcio Lucas de Oliveira. Segundo ele, o ponto de partida para a composição da letra foi um dito oriental que diz que toda pessoa ao nascer tem garantida sua cota de comida e roupa. “Então a canção tem início com essa indagação, já que falta leite, pão e arroz com feijão no prato de inúmeros brasileiros. Assim como também há muitas dificuldades para se ter o calçado, uma roupa adequada para que possamos ir para a escola, que é uma outra carência que atinge muitos de nós. E assim, outras situações do viver são trazidas num tom de indagação, pois é o básico para qualquer um ter uma vida digna”, explica Élcio, que é também monge budista.

De acordo com o agitador cultural Aroldo Pereira, coordenador do festival, “nessa edição, de uma lista de mais de 25 nomes indicados por pessoas ligadas à cultura de todo o Norte de Minas e do Brasil, até o dia 15 de julho sairão as seis personalidades homenageadas pelo evento”. O 37º Festival Psiu Poético está agendado para acontecer entre 4 e 12 de outubro.