Imagem de destaque ELA VOLTOU - Volta da “Cavalhada” marca retorno de importante manifestação cultural de Montes Claros

21/06/2023 - 13:03 | atualizado em 21/06/2023 - 13:07
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz Fotos: Acervo Família Maciel | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

No próximo 3 de julho, aniversário da cidade, Montes Claros terá um grande ganho com a volta da tradicional Cavalhada. A festa popular do folclore brasileiro volta a ser realizada no Município 66 anos depois da última encenação. O evento será realizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

A representação da Cavalhada tem origem nos torneios da idade média. Tudo ocorre através de uma teatralização ao ar livre de uma batalha entre cavaleiros cristãos e mouros (muçulmanos). Como vitoriosos, os cristãos convertem os mouros ao cristianismo. As apresentações remetem ao século VI, quando Carlos Magno, um guerreiro cristão, batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa da região sul da França.

Durante as apresentações os cavaleiros usam máscaras e roupas coloridas. Seus cavalos também são ornamentados. Geralmente, os cavaleiros cristãos se apresentam com vestimentas azuis, enquanto os mouros usam vermelho. Os principais personagens das cavalhadas são o rei, príncipe, cavaleiro mouro, princesa, embaixador e general.

Em Montes Claros a Cavalhada acontecia desde o século XIX, durante os festejos das Festas de Agosto no Largo da Matriz. Para a retomada da tradição, a apresentação acontecerá no interior do Parque João Alencar Athayde, durante a 49ª Expomontes.

O resgate da Cavalhada é fruto de uma parceria entre a família Maciel, descendente do grande incentivador histórico das Cavalhadas no município, Nivaldo Maciel, a Prefeitura de Montes Claros, a Sociedade Rural e o Núcleo do Mangalarga Marchador.

A apresentação será realizada pelo grupo de cavaleiros “Nivaldo Maciel” e irá contar com setenta personagens, sendo trinta cavaleiros (15 de cada lado), a princesa, amazonas, diretor de teatro, locutor e apresentador.

De acordo com Murilo Maciel, um dos idealizadores da retomada da tradição, o evento vai trazer a prática secular para as novas gerações. “Com essa retomada, as novas gerações vão conhecer uma história tradicional celebrada em todo o mundo. Esperamos que a Cavalhada passe a integrar, de forma definitiva, o calendário cultural da cidade”, afirma.