O 37º Festival Psiu Poético, que será realizado de quatro (Dia Municipal da Poesia) a 12 de outubro, homenageará o poeta Jorge Amâncio. O artista faz parte de uma lista que conta com mais cinco poetas que serão celebrados nesta edição do evento.
Jorge é natural do Rio de Janeiro e mora atualmente no Distrito Federal. Teve seu primeiro poema publicado pelo jornal Raça Do MNU, em 1980. Atuante no movimento afro, participou da criação do Movimento Negro Unificado de Brasília, tendo sido fundador do Centro de Estudos Afro Brasileiros e do Grupo Cultural Asé Dudu.
Teve quatro livros publicados: "Negrojorgen" (Editora Thesaurus), lançado em 2007; "Batom D'amor e Morte" (Thesaurus), publicado em 2014; "Nósourtxs" (Semim), em 2018; e o mais recente, "Haikus em Preto e Banco" (Avá), publicado esse ano. Em seus escritos, Jorge aborda temas como natureza, universo afro e assuntos fantasiosos.
Ele ficou muito emocionado em participar do festival: "saber que eu sou um dos homenageados do 37º Psiu Poético é uma alegria incomensurável. Uma sensação de prazer estar do lado de tantos outros poetas de renome nacional e, por que não dizer, internacional. Fico muito honrado em participar em um dos poucos eventos que realmente privilegiam a poesia".
O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético é realizado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, com apoio da Prefeitura de Montes Claros, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e InterTV Grande Minas, entre outros parceiros.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025