Teve início na manhã dessa quarta-feira, 4, Dia Municipal da Poesia, a 37ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético. O festival teve início com o tradicional “Despertar Poético”, que reuniu professores, estudantes, músicos, atores, bailarinos, agentes culturais, poetas e comunidade em uma grande passeata pela arte nas ruas da região central de Montes Claros.
Ainda neste primeiro dia de Festival, às 20 horas, na praça Doutor Chaves (Matriz), haverá a abertura oficial do evento. Também nesta noite teremos lançamento de livros e noite de autógrafos com os homenageados Ivana Rabello (Pequeno dicionário das palavras (des)ditosas), Fábio Gonçalves (Sentidos), e Jorge Amâncio (Haikus em Preto e Branco).
O Psiu Poético 2023, que traz nesta edição o tema “Gente”, será realizado entre os dias 4 e 12 de outubro. Os poetas homenageados serão os seguintes: Vera Lúcia Godoy Correia (Osasco/SP); Ivana Ferrante Rebello (Montes Claros/MG); Joaquim Celso Freire (Coronel Murta/MG – São Paulo/SP); Fábio José Gonçalves (Água Boa/Claro dos Poções/MG); Jorge Amâncio (Rio de Janeiro/Brasília); Francesco Napoli (Belo Horizonte).
O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todos os lugares, abrindo espaços de ocupação artística, discutindo e apresentando a produção contemporânea a um amplo público formado por estudantes, educadores, leitores, atores, performers, escritores e demais interessados.
O fundador do festival, Aroldo Pereira, explica que a expectativa é boa para a edição deste ano. “Estamos iniciando em grande estilo, somando forças pela arte. Neste ano vamos celebrar a poesia com grandes nomes, neste que é o festival de poesia mais duradouro do país”, explica.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025