Nessa primeira quinzena de dezembro, o Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto apresenta poemas de Antônio Príncipe. A atração tem entrada franca e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O Painel fica nas dependências do Centro Cultural Hermes de Paula, dentro da Biblioteca Municipal "Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”.
Antônio Príncipe é o nome artístico de Wander Luciano Martins, uma homenagem afetiva aos seus pais, Antônio Martins e Juracy Príncipe Martins. A relação do autor com as palavras começou ainda na infância, em Belo Horizonte, quando o menino encontrava nas árvores do quintal um refúgio imaginativo. Ali, do alto, tecia diálogos silenciosos com o mundo enquanto, na memória, criava suas primeiras narrativas — a princípio em prosa, muitas delas inspiradas na religiosidade que permeava seu entorno.
Os versos surgiram na adolescência e, desde então, a poesia tornou-se caminho sem volta. Wander participou da criação do livreto "Por detrás da poesia", escrito em parceria com outros três jovens autores, marcados pelo espírito contestador e pela efervescência das rodas literárias, musicais e políticas que frequentavam juntos.
Ao longo da vida, o poeta seguiu costurando literatura com seus múltiplos papéis: é advogado, professor, leitor apaixonado, amante da música e da fotografia, Sua produção literária carrega essa tessitura de vivências, resultando em poemas que dialogam com o íntimo e com o coletivo, com a memória e com o presente.
Os poemas selecionados para o Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto destacam alguns dos trechos mais marcantes de seu livro "A Cicatriz Essencial", convidando o público a experimentar a poesia de forma acessível e sensorial dentro de um dos mais importantes espaços culturais da cidade. Antônio Príncipe diz estar "feliz em participar desse espaço cultural”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025