Imagem de destaque MAIS CULTURA - Montes Claros promove 1° Fórum Municipal para Pontos de Cultura e Espaços Culturais

MAIS CULTURA - Montes Claros promove 1° Fórum Municipal para Pontos de Cultura e Espaços Culturais

06/05/2024 - 08:25
ASCOM | Texto: Secretaria de Cultura | Fotos: ASCOM | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O que é um Ponto de Cultura e qual é o lugar da Secretaria de Cultura na aplicação de políticas públicas para essas instituições? Essas e outras questões foram debatidas na noite de quinta, 2 de maio, no 1º Fórum para Pontos de Cultura e Espaços Culturais de Montes Claros, realizado pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura, no Centro Cultural Hermes de Paula.

Terezinha Lígia, agente cultural do setor de Teatro – Grupo Fibra, comenta que o Fórum foi muito importante para dar suporte e esclarecer suas dúvidas: “saio com ótimas expectativas para os próximos anos de PNAB.”

Reunindo boa diversidade de agentes de Cultura de toda a cidade e de diferentes áreas de atuação, o fórum visou discutir estratégias de identificação, reconhecimento e valorização dos coletivos, instituições e entidades promotores da Cultura no município, aprofundando o conhecimento e os diálogos em torno da Política Nacional Aldir Blanc e da Política Nacional Cultura Viva, as quais regem as orientações sobre Pontos de Cultura e Espaços Culturais, respectivamente.

"Montes Claros vivencia um momento inédito com a "identificação e reconhecimento" dos agentes, valores e manifestações culturais locais através da Nortear. Esta plataforma, que dentre outras funções, colhe informações e indicadores culturais que possuem o nosso sotaque, alicerça o Sistema Municipal de Cultura - SimC e propõe ajustes e atualizações necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura - SNC. Soma-se a este amadurecimento o intento municipal de mapeamento e reconhecimento das áreas periféricas e rurais”, reforça o Gerente de Cultura Marcelo de Paula.

O evento contou com uma palestra de introdução à legislação específica da Política Nacional Aldir Blanc e da Política Nacional Cultura Viva, com os relatos de lideranças dos atuais Pontos de Cultura da cidade, Fabiana Lima, Junio Pimenta e Robson Malungo, e da integrante da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, Marjorie Botelho.

“Esse foi só o primeiro encontro, então é importante que fiquemos atentos aos novos movimentos participando das oitivas para escuta e diálogo na construção de uma estrutura que seja forte e próxima dos fazedores de cultura”, destacou Fabiana Lima.

O debate a partir de dúvidas apresentadas pela plateia encerrou o evento.

Rayanne Martins, agente cultural multisetorial – Grupo CantaquiContaculá, comentou sobre o quanto foi proveitoso o evento: “Já tem um tempo que eu busco informações sobre Pontos de Cultura. Ainda tenho dúvidas sobre documentação, mas procurarei a Secretaria de Cultura para dar continuidade no processo.”

A Cultura Viva abrirá novas perspectivas e oportunidades através dos Pontos de Cultura, incentivando o movimento cultural que se coloca voltado para a cidadania, atuando na correlação entre a cultura e outras áreas, como a educação, o meio ambiente, as novas tecnologias, os direitos humanos, a comunicação e a base comunitária.