Um acervo que conta a história de Montes Claros, em seus últimos 40 anos, pelo olhar de personalidades que ajudaram a moldar a cidade. O Projeto Memórias de Montes Claros (PROMEMOC), que será lançando no dia 12 de setembro, com apoio da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultural, que busca fomentar a cultura local com parcerias via Lei Paulo Gustavo, traz registros de áudio e video de eventos que são tradicionais na cidade, como Festas de Agosto, blocos de carnaval, festivais de música, poesia e folclórico, Festa Nacional do Pequi, carnavais, movimentos sociais, políticos e religiosos. Mas é também o registro de figuras que se notabilizaram na cena cultural da “Princesinha do Norte”.
No lançamento, que acontece no Museu Regional do Norte de Minas (R. Cel. Celestino, 75 – Centro, Montes Claros- MG), às 19h, será exibido trecho do primeiro dvd produzido com entrevistas dos 4 homenageados: Téo Azevedo, Olyntho da Silveira, Yvonne Silveira e Georgino Junior. São mais de 2 horas de entrevistas em que os 4 artistas contam “causos”, falam sobre a trajetória de cada um e sobre o amor por Montes Claros. O dvd é um presente do PROMEMOC para a cidade e será distribuído gratuitamente para quem participar da noite de lançamento.
Para o idealizador do projeto, Josecé Alves dos Santos, o acervo PROMEMOC contém importantes registros históricos que compõem a memória coletiva de Montes Claros e atestam uma história pública construída pela ação de seus cidadãos e cidadãs por décadas. São mais de duas mil horas de gravação de áudio e vídeo, coletadas ao longo de 40 anos, com as principais personalidades de Montes Claros, em várias áreas, sobretudo na área da cultura. O lançamento do dia 12 de setembro será o primeiro material de uma série a ser entregue à população, pois ainda temos várias entrevistas, que estão dependendo apenas da autorização das famílias para que possamos transformar em dvd”, afirmou.
Logo após o lançamento, o público vai poder curtir show de Os Catrumanos, Denisar Mota e Jefferson Souza
Sobre o projeto
O Projeto Memórias de Montes Claros (PROMEMOC) visa preservar o acervo cultural produzido nos últimos 40 anos, quando o casal Josecé Santos e Leonôra Barbosa decidiu registrar os acontecimentos culturais de Montes Claros, época dos grandes festivais, festas regionais, movimentos sociais e figuras que se notabilizaram.
O PROMEMOC é uma realidade que teve início em meados de 1988 e, ao longo dos anos das últimas quatro décadas, registrou aproximadamente duas mil horas de gravações em vídeos VHS, com entrevistas exclusivas.
Homenageados:
Téo Azevedo: Teófilo Azevedo Filho nasceu em Alto Belo, distrito de Bocaiúva, Norte de Minas, em 1943. Foi cantor, compositor, violeiro, repentista, poeta, escritor, produtor musical, folclorista e pesquisador da cultura popular. Reconhecido internacionalmente com um Grammy Latino (Melhor Álbum Raiz em 2013), tem mais de 1500 músicas gravadas, interpretadas por artistas como Luiz Gonzaga, Sérgio Reis, Zé Ramalho, entre outros; 10 livros publicados e cerca de mil folhetos de cordel. Sua obra é marcada pela defesa da tradição popular e da liberdade artística, deixando um legado significativo para a música brasileira.
Olyntho da Silveira - Nasceu Olyntho Alves da Silveira, no Brejo das Almas (Francisco Sá), em 25 de agosto de 1909. Foi fazendeiro, comerciante e delegado de polícia, além de vice-prefeito de Francisco Sá. Autodidata, escreveu a quatro mãos com sua esposa Yvonne Silveira o livro “Brejo das Almas” e, sozinho, escreveu “Cantos e Desencantos”, “Minha Terra e a Nossa História”, “Postais Versificados”, “O Município de Francisco Sá nas suas Origens”, “o Velho Brejo das Almas”, “Francisco Sá – Cinquentão”.
Yvonne Silveira – Nascida em Mones Claros, no dia 30 de dezembro de 1914, aos 14 anos mudou-se com a família para Francisco Sá, onde se casou com Olyntho da Silveira. Viveram juntos por 76 anos. Fundadora e presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, foi também membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais. Jornalista, cronista, poetisa, escreveu o livro “Brejo das Almas” a quatro mãos com seu esposo Olyntho e, ainda, o livro MONTES CLAROS DE ONTEM E DE HOJE, em parceria com Maria José Colares Moreira.
Georgino Junior - Nascido em Uberaba, em 1949, mudou-se para Montes Claros acompanhando a família. professor, escritor, jornalista, cartunista, artista plástico, cronista, poeta e compositor Georgino Jorge de Souza Junior se destacou como autor, em parceria com Tino Gomes, da música “Montesclareou”, que se tornou hino da cidade. Formou-se em Direito pela Unimontes e foi ainda professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, cronista do O Jornal de Montes Claros e editor de cultura do jornal O Norte. Com Tino Gomes compôs mais de 100 músicas, lançou 3 discos. Sua principal publicação poética foi “Bola pra frente futebol clube”. Seu legado artístico e intelectual é referência e sua memória resiste nas telas, nos versos e nas melodias.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025