Imagem de destaque CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO - Prefeitura, em parceria com o governo de Minas e o Sebrae, fez a entrega do documento para mais de 50 artesãos da

CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO - Prefeitura, em parceria com o governo de Minas e o Sebrae, fez a entrega do documento para mais de 50 artesãos da

03/11/2025 - 09:54
SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral | Fotos : Maria Cecilia Ribeiro dos Santos

Uma cerimônia para marcar muitas histórias e promover a valorização de profissionais que levam Montes Claros e o Norte de Minas para muito além das fronteiras geraizeiras. Foi assim a entrega da Carteira Nacional para mais de 50 artesãos.

Artista plástica que cria pinturas vivas, Catarina Machado transbordava emoção durante a solenidade. Quase sem palavras para descrever o que considerou um momento de grandeza ímpar, ela acredita que a carteira, mais do que apenas um papel, é o reconhecimento da sua arte, do seu trabalho e até um pouco da sua essência. “A dimensão disso, toda grandeza desse momento, é muito importante pra mim, como artista, como artesã e como norte-mineira. Não tenho palavras para descrever a gratidão de fazer parte desse momento, junto com artistas incríveis”, ressaltou ela.

Para Osmar Oliva, de família de artesãos, que carrega consigo várias gerações de artistas, a carteira nacional “é a valorização da nossa ancestralidade, dos meus parentes, dos meus pais, dos meus avós, dos meus tios que eram artistas. É o reconhecimento de toda a família Oliva”.

A entrega da Carteira Nacional foi uma realização da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura e em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e com o Sebrae Minas.

O documento, além de promover a valorização da categoria e do talento de profissionais que fortalecem o artesanato local e regional, através do reconhecimento da profissão, garante aos artesãos acesso a cursos de capacitação oferecidos pela Sede e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), bem como participação em editais e eventos apoiados pela Sede e pelo PAB. O documento ainda promove o acesso a importantes políticas públicas voltadas para o setor e muitos outros benefícios.

Conforme a secretária de Cultura e Turismo de Montes Claros, Júnia Rebello, a Carteira Nacional do Artesão é muito importante para o setor, pois, mais do que valorizar quem produz artesanato, é uma forma de promover e preservar a cultura local. “Muito maior que uma certificação, é um reconhecimento a uma atividade desenvolvida ao longo do tempo e contempla não só a cultura local, mas a identidade do Estado de Minas Gerais. Os artesãos possuem grande potencial de transformação econômica e social. Com seus talentos se inserem em uma atividade lucrativa, carregada de essência criativa, com valor único. A carteira possibilita que muitas portas se abram, fazendo com que o trabalho deles seja reconhecido e visto em vários lugares do Brasil, frisou.

Já para o Sub-Secretário de Estado de Liberdade Econômica e Empreendedorismo de Minas Gerais, Rodrigo Melo, a entrega das carteiras “é o reconhecimento formal de uma atividade econômica muito especial para Minas Gerais, porque os nossos artesãos, além de artistas que por meio do seu trabalho levam nossa história e tradição, também são atividade econômica que leva renda e gera empregos para nosso Estado”, avaliou.

Atualmente, em Montes Claros, quase 150 artesãos possuem a carteira da categoria, o que abre importantes portas para que o artesão possa expor e comercializar sua arte.

O processo para obter a Carteira Nacional do Artesão é todo online. Basta acessar o portal, buscar o serviço Carteira Nacional do Artesão e preencher as informações conforme determinado. Se durante o processo aparecerem dúvidas, é possível obter mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), através dos contatos (31) 39152934 (telefone fixo) e (31) 984147223 (whatsApp mensagem de texto).

OSMAR OLIVA
CATARINA MACHADO
CARTEIRA DO ARTESÃO