Um espaço para pintar, bordar e fazer muita arte. Essa é a Casa do Artesão, um espaço que a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura, compartilha com quem tem no artesanato o seu ofício ou um hobby.
O espaço é multifuncional: pode ser usado como ateliê, para os artesãos que precisam de um espaço para produzir sua arte; como espaço para realização de oficinas de bordado, pintura ou outras artes. Na Casa, os artesãos que trabalham com cerâmica podem usar o forno para fazer a queima das peças.
Para a coordenadora da Casa do Artesão, Viviane Marques Terence, essa parceria permite fomentar a arte, sempre pulsante em Montes Claros.
“Disponibilizar esse espaço para os artesãos representa muito mais que oferecer uma sala, é abrir portas para que a arte se fortaleça e se torne visível. Aqui, cada artesão encontra não só condições adequadas para produzir, mas também reconhecimento e pertencimento. Isto impacta a arte como um todo, porque valoriza o fazer manual, a tradição e a inovação, transformando o trabalho individual em um movimento coletivo de criação e identidade”, afirmou.
Sabrina Xavier, artesã e terapeuta em artes manuais, usa o espaço da Casa do Artesão para ministrar oficinas de bordado, em um trabalho que transforma linhas e agulhas em instrumentos de cura, expressão e conexão. Ela acredita que o local é um aliado fundamental para que os artesãos possam não apenas realizar sua arte, mas difundi-la.
“A Casa do Artesão de Montes Claros tem um papel fundamental para nós artistas. É um espaço que abre as portas para que possamos levar a arte além da estética, como um instrumento de transformação de vidas. Através das manualidades, conseguimos oferecer não apenas uma fonte de renda extra, mas também uma poderosa ferramenta terapêutica. A arte nos ajuda a lidar com questões emocionais, fortalece a autoestima e, quando vivenciada em grupo, promove socialização e interação. Ter a Casa do Artesão como aliada é expandir o amor pela arte e permitir que ela cumpra sua missão mais profunda: curar, conectar e transformar”, salienta Sabrina Xavier.
Inaugurada em 1990, com o objetivo de ser um espaço parceiero de quem faz arte na cidade, a Casa do Artesão Maria Dionísia Cardoso recebeu denominação em homenagem a uma das maiores artesãs na modalidade de artesanato em argila ou barro de Montes Claros. A produção artesanal em argila ou barro de alta qualidade realizada pelos artesãos da cidade é reconhecida pela Comissão Mineira de Folclore.
A Casa do Artesão, localizada na Rua Andradita, 681, no Bairro de Lourdes, é também espaço para os artesãos comercializarem seu trabalho.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-3394.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025