CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA 2023

“Democracia e Direito à Cultura”

Montes Claros se prepara para a Conferência Municipal de Cultura 2023 com espaço de diálogo e participação da sociedade civil e dos representantes do governo. A plenária vai definir políticas, programas e ações que moldarão o cenário cultural nos próximos anos, além de selecionar delegados para a Conferência Estadual de Cultura. O encontro está com as inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 18 de outubro de 2023. As inscrições para participar da Conferência Municipal serão realizadas eletronicamente. Para se inscrever o participante deverá acessar o link:

Link disponível também no site da prefeitura de Montes Claros e nas redes sociais oficiais. A data limite será até 26 de outubro de 2023 e serão aceitos até 170 inscrições.

A Conferência Municipal, assim como a Nacional, terá como tema "Democracia e Direito à Cultura” e tem como objetivo geral promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos do município de Montes Claros.

QUEM PODERÁ PARTICIPAR?

Poderá participar da Conferência Municipal de Cultura qualquer cidadão maior de 16 anos, assegurando a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público.

Para os participantes que tiverem interesse em se candidatar para vaga de delegado, deverão comprovar ser morador de Montes Claros-MG há pelo menos 02 (dois) anos, bem como, ter atuação cultural mínima de 02 (dois) anos, comprovados através de portfólio com fotografias, matérias publicadas em qualquer meio de comunicação ou mídias sociais, com limite de 03 anexos em formato PDF.

Serão considerados Delegados Natos os Conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Cultura (COMCULTURA); do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) e os membros das Associações e Instituições de Montes Claros.

A Conferência Municipal "Democracia e Direito à Cultura” tem por finalidade:

• Ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política;
  • Definir diretrizes prioritárias para garantir transversalidades nas políticas públicas de cultura;
  • Construir uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa;
  • Aprovar as Metas que irão orientar as políticas culturais a serem desenvolvidas pelo município de Montes Claros;
  • Estabelecer as Diretrizes que irão nortear a elaboração do Plano Municipal de Cultura e suas Metas;
  • Indicar as Propostas de Metas que serão encaminhados para a Conferência Estadual de Cultura e para Conferência Nacional de Cultura;
  • Eleger os/as delegados/as para a Conferência Estadual de Cultura.

As discussões das etapas da Conferência Municipal de Cultura 2023 serão realizadas a partir dos seguintes eixos:

Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social

Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória

Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

A Conferência será realizada em três etapas: Palestras com a temática dos eixos no período da manhã, Grupos de Trabalho de Sistematização no turno vespertino, logo após Plenárias Finais e eleição dos delegados(as) para a Conferência Estadual de Cultura.

PROGRAMAÇÃO CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA 2023
“Democracia e Direito à Cultura”

Inscrições: 20 à 26 de outubro acesse o link:

26 de outubro de 2023 (Quinta-Feira)

7:00 às 8:00 - Credenciamento e recepção

8:00 - Abertura

8:30 - Leitura e aprovação do Regimento Interno

9:00 - Palestra: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

Palestrante: Natalie Oliffson

Natalie Oliffson

9:30 - Palestra: Democratização do acesso à cultura e Participação Social

Palestrante: Profa. Dra. Maria Railma Alves.

Profa. Dra. Maria Railma Alves

10:00 - Palestra: Identidade, Patrimônio e Memória

Palestrantes: Prof. Dra. Rejane Meireles Amaral Rodrigues e Arquiteta Urbanista Anne Caroline Veloso

Prof. Dra. Rejane Meireles Amaral Rodrigues e Anne Caroline Veloso

10:30 - Palestra: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

Palestrante: Prof. Welington Coimbra

Prof. Welington Coimbra

11:00 - Palestra: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

Palestrante: Maria Clara Maia

Maria Clara Maia

11:30 Palestra: Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Palestrante: Paulo Henrique Dias Costa

Paulo Henrique Dias Costa

12:00 - Almoço

14:00 - Debates dos 6 Grupos de Trabalho (divididos por eixo) e sistematização das metas.

15:30 - Coffee Break

16:00 - Plenárias finais: apresentação das metas e propostas