Com o objetivo consolidar o compromisso da Prefeitura de Montes Claros com a área da cultura, firmando ainda mais Montes Claros como a “cidade da arte e da cultura”, a construção da Concha Acústica (cenário com uma superfície de base semicircular e boca parabólica), iniciativa do saudoso secretário Paulo Ribeiro e projetada pelo arquiteto Luiz Cláudio Duarte, o Cascão, está sendo intensificada para a realização de eventos, atendendo a carência da cidade por espaços públicos culturais.
Com recursos do município, no valor de R$ 1.873.782,04, através do IPTU, ISS, IPVA, taxas etc. a concha acústica servirá como um ponto de encontro para a comunidade, promovendo a participação cívica e social, e ser palco de eventos comunitários, reuniões ao ar livre, atividades educacionais e programas envolvendo escolas e organizações locais, que poderão usufruir do novo espaço gratuitamente.
A concha acústica está sendo construída na Praça dos Jatobás, região sul de Montes Claros, ao lado do Parque Guimarães Rosa.
Concha acústica
Uma concha acústica é uma estrutura projetada para melhorar a qualidade do som em locais abertos, refletindo o som do palco para a plateia. Ela é frequentemente usada em concertos ao ar livre, jardins e outras áreas externas onde a acústica natural não é ideal. As conchas acústicas podem ser fixas ou móveis, e sua forma e materiais são cuidadosamente escolhidos para otimizar a reflexão do som.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025