Imagem de destaque MONTES CLAROS DISCUTE FORTALECIMENTO DO SETOR AUDIOVISUAL DA REGIÃO - Encontro reuniu cineastas, produtores e gestores públicos

MONTES CLAROS DISCUTE FORTALECIMENTO DO SETOR AUDIOVISUAL DA REGIÃO - Encontro reuniu cineastas, produtores e gestores públicos

17/09/2025 - 11:05
SECOM | Texto e Fotos: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou, na última sexta-feira (12), uma reunião estratégica visando escutar sugestões sobre a produção e veiculação de obras audiovisuais no município e na região. 

O encontro contou com a presença da Subsecretária de Turismo de Montes Claros, Natalie Oliffson; Matheus Rufino, assessor de audiovisual da SECULT Minas Gerais, Pablo Soares (Dom), diretor de Audiovisual e Produtos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação, Charles Douglas, assessor do Minas Play, e Juçara Nassau, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes. Além de produtores, diretores e outros profissionais da cadeia produtiva.

Na ocasião, os representantes do poder público estadual e municipal apresentaram caminhos e ações que vêm sendo desenvolvidas, bem como as oportunidades a nível federal. Em seguida aconteceu uma importante escuta ativa com a participação dos convidados, que apresentaram sugestões e demandas na perspectiva do desenvolvimento e fortalecimento do setor audiovisual em Montes Claros e do Norte de Minas.

Como encaminhamentos, foi proposto a construção coletiva para a elaboração de um plano de ação conjunto, voltado para orientar políticas públicas e iniciativas de incentivo ao setor no município. A Prefeitura destacou as ações realizadas no primeiro semestre, como a realização do Seminário do Audiovisual em parceria com a Unimontes e EMC; a Mostra Fitas de Agosto, durante as Festas de Agosto; e a Mostra Minas Play, que aconteceu durante o Festival Ares, no Parque Municipal, todos com exibição de obras locais. Já Pablo Soares (Dom), diretor de Audiovisual e Produtos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação, confirmou a oportunidade de licenciamento de obras da cidade e região na plataforma Minas Play.

O encontro reafirmou a importância da articulação entre o poder público, o setor privado e a universidade, e o compromisso da criação imediata de um grupo de trabalho para troca de experiências e informações e início do mapeamento da cadeia produtiva do Audiovisual.