A Prefeitura de Montes Claros já se prepara para receber, entre os dias 12 e 17, a 184ª edição das Festas de Agosto e o 45º Festival Folclórico da cidade. A abertura oficial das Festas será na noite de terça-feira, 12, na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, localizada no bairro Morrinhos.
Após a abertura, toda a programação se volta para o circuito da Praça da Matriz. A programação religiosa tem início na noite de quarta-feira, 13, com o hasteamento do mastro de Nossa Senhora do Rosário, em frente à igreja de mesmo nome. Na manhã de quinta-feira, 14, haverá o cortejo de Nossa Senhora do Rosário pelas principais ruas da região central da cidade, com saída da Praça Dr. João Alves (Automóvel Clube).
Na noite de quinta-feira haverá o hasteamento da bandeira de São Benedito, também em frente à igreja do Rosário. Na manhã de sexta-feira, 15, os catopês, marujos e caboclinhos saem em cortejo para celebrar o reinado do santo negro.
Já na noite de sexta-feira, haverá o hasteamento do mastro do Divino Espírito Santo. Na manhã de sábado, 16, o cortejo pelas ruas centrais será para celebrar o império do Divino Espírito Santo.
A programação religiosa se encerra no domingo, 17. Logo pela manhã, às 10h, será realizado o tradicional Encontro Mineiro de Ternos de Congado. Às 16h, haverá a procissão de encerramento, que percorrerá diversas ruas do centro de Montes Claros. Ao final, uma missa marcará o fim das celebrações, na Igreja do Rosário.
FESTIVAL FOLCLÓRICO – Paralelamente às celebrações religiosas, será realizado também o 45º Festival Folclórico. Durante todo o festival serão realizadas oficinas, exposições, mostras artísticas e de cinema, rodas de conversa e apresentações artísticas variadas.
As apresentações serão concentradas no circuito de arena e palco montado na Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz). Na quarta-feira, 13, abre a agenda de shows o cantor Cevisa Harmonia, artista baiano que já conquistou o Brasil e que volta a se apresentar nas Festas de Agosto. Fecha a noite a dupla Bruno e Fabiana, que convida o Pequi Trio.
Já na quinta-feira, 14, sobem ao palco o Grupo Catrumanos e, para encerrar a noite, a cantora Carol Boaventura. No palco Arena haverá festival ao som do berimbau.
Na sexta-feira, 15, o palco principal recebe o grupo Famiguê. Logo após se apresenta o grupo Mamur Ba. No palco Arena se apresenta o tradicional grupo Fitas.
O sábado, 16, será eclético na Praça da Matriz. Nesse dia as atrações começam pela manhã, com a apresentação do cantor Jukita Queiroz. A noite será aberta com o grupo Calango Baila. Logo após, haverá a apresentação do cantor Sérgio Pererê. No palco Arena se apresenta a Guarda de Nossa Senhora do Rosário.
No domingo, 17, o encerramento ficará por conta do cantor Edu Lemos, do grupo Saruê e, fechando o festival, a banda Quatrocidade.
Algumas novidades serão implementadas nesta edição das festas. Uma delas é a Mostra de Cinema Fitas de Agosto, que acontecerá todas as noites no Centro Cultural Hermes de Paula. Outra grande atração será a exposição da premiada artista montes-clarense Yara Tubinambá, também no Centro Cultural. A exposição terá início já no dia 8 e seguirá até o final deste mês. Outra opção deste ano será o concurso de estandartes, que será realizado na quinta-feira, 14, na Casa de Cultura Márcia Prates.
Além das atrações culturais, as Festas de Agosto também se destacam pela tradicional gastronomia do norte de Minas, com um circuito gastronômico montado para atender aos presentes. A Feirinha da Matriz também será uma das atrações diárias, com o melhor do artesanato da região. É neste período que as fitas enfeitam as ruas, trazendo as principais manifestações artísticas e religiosas da cidade.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025