A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, inicia nesta terça-feira, 2, o cadastramento para os interessados em promover eventos carnavalescos em 2026. No documento, os interessados devem preencher os históricos e descrever os eventos que pretendem realizar. O trabalho será a base para a programação do carnaval, organizando a atuação dos blocos e mapeando os eventos pela cidade.
O cadastro deve ser feito exclusivamente de maneira virtual, através da plataforma Nortear, que integra dados, editais e comunicação entre a Prefeitura e agentes culturais. É onde os organizadores vão informar o tipo de atuação que pretendem ter, a categoria dos blocos, as datas dos eventos, bem como locais, horários e estimativa de público. O cadastro será validado somente se todas as informações estiverem contidas.
O cadastro pode ser realizado até o dia 22 de dezembro. A partir disso, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo mapeará os eventos e promoverá uma reunião para orientação dos próximos passos, quando os organizadores buscarão suas liberações, conforme o regramento municipal.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Júnia Rebello, o cadastramento é essencial para conhecer todas as iniciativas que estão sendo desenhadas pelos produtores e foliões. “A Prefeitura entrará com apoio para que todos os eventos aconteçam dentro das normas, mobilizando os órgãos de segurança envolvidos de maneira a promover eventos seguros para a população”, explica.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025