Uma verdadeira colcha de letras. A tecidura feita por mãos de poetisas conta sobre temas diversos e a partir do olhar de cada uma. Para cada rema, para cada palavra ou expressão escolhida, seis poesias. Desse encontro das escritoras montes-clarenses Cyntia Pinheiro, Elisane Amaral, Gi Lages, Junia Rebello, Mara Parrela e Maria Cida Neri, que fazem parte da Academia Feminina de Letras de Montes Claros (AFLMC), nasceu “Bordados Poéticos”.
O livro, que será lançado nesta quinta-feira (6), às 20h, no Centro Cultural Hermes de Paula, começou como um exercício da escrita semanal. Ao ver emoções e sentimentos ganharem vozes a partir da escrita, a vontade de seguir tecendo juntas foi se consolidando e ganhou o mundo a partir de publicações nas redes sociais. Depois de um ano de encontros semanais, costurando textos com regularidade, publicando nas redes e vendo a evolução da escrita através de comentários, estímulos e interações dos assíduos leitores do mundo virtual, as escritoras entenderam que tinham material tão valioso que merecia ser publicado. Então, nasceu “Bordados Poéticos”, que se tornou um compromisso das autoras, firmado não por pontos soltos, mas um bordado alinhado, vistoso, escrito com a característica única de cada uma.
“Para algumas de nós, é a primeira publicação. A primeira vez que acompanha a edição, que participa da concepção de um projeto, com o nome na capa, se reconhecendo como escritora. Outras já tinham passado por essa experiência, publicando livros de poesia e romance, e cada uma, a seu modo, trouxe uma expectativa diferente na construção desse material.”, avalia Júnia Rebello, uma das autoras.
Para o lançamento de “Bordados Poéticos”, as autoras decidiram convidar artistas que bordam com linha e agulha, como forma de mostrar que as artes se completam e mais, de apresentar ao público os múltiplos olhares que traduzem a vida cotidiana. Para isso, convidaram artesãos ícones da cidade, alinhados à temática do evento como Sabrina Xavier ou Donna Senhorita, que borda o que não se vê — emoções, memórias e presenças transformadas em fio e cor, bordando além do coração; Iracema Fernandes David, uma artista e artesã que expressa sensibilidade por meio de aquarelas e bordados livres, explora cores suaves, formas orgânicas e a delicadeza dos detalhes, buscando traduzir em cada criação um olhar para a natureza e para as emoções do cotidiano, transformando o simples em algo poético; Mannuella Luz, formada em História e em Conservação e Restauração de Bens, que tem o bordado presente em sua vida desde a primeira infância, observando e aprendendo com a avó Lia; Adelim Brasil, artista barranqueiro de Pirapora MG é bordador por inteiro, contador de causo e viajante e usa a arte como forma de vida; e Elton Souza, que utiliza materiais diversos, como folhas de árvores, retalhos, crochê, pedrarias, interesse herdado da sua mãe e que é sua paixão e ganha pão, para costurar sonhos e bordar histórias contando sobre fé, religiosidade e regionalismo.
Bordados Poéticos e todo o material da exposição estarão à venda a partir do lançamento até o dia 15/11.
SERVIÇO - Lançamento do livro “Bordados Poéticos”
Data: 06/11/2025
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Hermes de Paula
Praça Dr. Chaves, 32, Centro
Montes Claros - MG
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025