Imagem de destaque ARRAIAL DAS FORMIGAS RESGATA TRADIÇÕES JUNINAS - Prefeitura de Montes Claros promoveu a valorização dos festejos que marcam o mês de junho

ARRAIAL DAS FORMIGAS RESGATA TRADIÇÕES JUNINAS - Prefeitura de Montes Claros promoveu a valorização dos festejos que marcam o mês de junho

23/06/2026 - 12:25
SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral | Fotos: Vinicius Rocha

Em sua segunda edição, o Arraial das Formigas trouxe para a avenida montes-clarenses de todas as idades e visitantes de várias cidades da região. O evento, realizado pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura e Turismo, mostrou que as tradições juninas continuam vivas na memória da população.

Durante duas noites, a segunda edição do Arraial das Formigas de fato transformou a Avenida Viriato Ribeiro de Aquino em um verdadeiro arraial junino, com quadrilhas se apresentando, shows de forró, comidas típicas, artesanato e as brincadeiras do tempo da vovó, que fizeram a alegria da criançada, garantindo  que a população celebrasse as tradições, os costumes e os sabores locais de forma segura. A programação diversificada foi um dos pontos altos do evento, que promoveu o resgate dos festejos juninos.

THAYNE

Para Thayne Campos, que foi ao Arraial com a família e os amigos, o Arraial de fato teve uma programação diversificada. “O evento está maravilhoso e muito prestigiado. As atrações são ótimas. É uma alegria estar prestigiando esse evento tão cultural”, relatou

EMILY E LUIS FERNANDO

Já o quadrilheiro Luís Fernando Mesquita fez questão de parabenizar a Prefeitura pela organização e, sobretudo, pelo resgate, preservação e valorização dos costumes que marcam as celebrações do mês de junho na cidade. “A Prefeitura de Montes Claros está de parabéns pelo evento grandioso e pelo resgate dessa cultura maravilhosa que são as tradições juninas e que a sociedade está deixando que se perca.”, afirmou. Esta também é a visão de Emily Franciele. Ela acredita que o Arraial é grande, principalmente por promover esse resgate dos costumes que são marcas da cidade. “Essa é a segunda edição do Arraial das Formigas, que mais uma vez está dando oportunidade para a nossa cultura, que é linda e não pode se perder. Que tenhamos mais edições do Arraial. Neste ano foi lindo”, reforçou.

De fato, mais do que um festejo junino, em que o forró pé de serra colocou todo mundo para dançar e as apresentações de quadrilha arrancaram aplausos, mostrando que as tradições continuam vivas, o Arraial das Formigas tem sido um evento de valorização das raízes culturais do montes-clarense, mostrando o quanto é importante cultivar costumes que ao longo dos anos são passados de geração em geração.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Júnia Velloso Rebello, “o Arraial das Formigas é um compromisso com a nossa cultura. Mais do que um evento, é uma oportunidade de valorizar as nossas quadrilhas, a gastronomia típica e reviver memórias da infância. É sempre um cenário vibrante, em que as tradições sobem ao palco. Cada edição é pensada especialmente para que o montes-clarense possa viver costumes que são o nosso legado."

Com uma programação que contemplou todas as idades, o Arraial foi palco para a celebração da cultura popular, da culinária típica afetiva, da musicalidade raiz e da criatividade artesanal, que fazem do Norte de Minas um dos mais vibrantes territórios culturais do Brasil.