Montes Claros celebrou nesse sábado, 4 de outubro, a abertura do 39º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético da Utopia, que acontece até o dia 12 de outubro com o tema “Rumo aos 40”. O evento, realizado pela Transa Poética em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, homenageia seis grandes nomes da poesia regional: Albino José dos Santos, Astra Gab. Filpi, José Edward Lima, Mara Parrela, Maria Santinha Teixeira e Rômulo Garcias.
A programação de abertura começou ainda durante a manhã, com o “Despertar Poético”, às 8h, na Praça da Matriz, plantando mudas de plantas e reunindo poetas, estudantes e artistas que ocuparam as ruas com leituras, apresentações e manifestações artísticas, convidando o público a vivenciar a poesia de forma participativa.
No início da noite, às 19h, a Escola Estadual Professora Cristina Guimarães recebeu a Performance Poético-Visual-Musical “Mulheres Plurais”, de Arlete Aguiar. Estudantes e convidados puderam apreciar a exposição artística cuidadosamente planejada pelo festival.
Às 20h, o Auditório Cândido Canela, no Centro Cultural Hermes de Paula, sediou a abertura oficial do 39º Psiu Poético, com apresentações dos poetas homenageados e shows musicais que emocionaram o público. O clima de celebração se espalhou por toda a cidade, reafirmando a poesia e as artes como poderosos instrumentos de integração e expressão cultural.
Durante toda a semana, o 39º Psiu Poético oferece uma programação diversificada em diferentes espaços. O público poderá aproveitar mostras e exposições, palestras, oficinas, saraus, lançamentos de livros, cinema e música. E ainda, no dia 12 de outubro, o “Dia da Criança” promete encantar os pequenos no Parque Municipal Milton Prates com poetas, músicos e palhaços.
Com entrada franca na maioria dos eventos, o festival reafirma Montes Claros como referência nacional na promoção da poesia e da arte contemporânea, proporcionando experiências únicas de imersão cultural.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025