Imagem de destaque 32ª FESTA NACIONAL DO PEQUI - Gastronomia e shows musicais vão movimentar a cidade neste fim de semana

32ª FESTA NACIONAL DO PEQUI - Gastronomia e shows musicais vão movimentar a cidade neste fim de semana

07/11/2025 - 13:52
SECOM | Texto: Bruno Albernaz

A Prefeitura de Montes Claros promove a partir desta sexta-feira, 7, a 32ª edição da Festa Nacional do Pequi. O evento, que é gratuito, segue até o domingo, 9, e vai contar com apresentações musicais, oficinas de arte, exposições, feira de artesanato, opções gastronômicas, entre outras atrações.

Neste ano, a festa será realizada em dois circuitos. A abertura oficial será nesta sexta-feira, às 18h, no circuito montado na Avenida Viriato Ribeiro. A noite vai contar com as apresentações da Orquestra Norte Mineira de Viola Caipira, Pequi Trio, Marcos Paracatu e a Outra Banda da Lua. Quem for ao local ainda vai poder aproveitar o circuito gastronômico com comidas e bebidas típicas, além da feira de artesanato.

No sábado, 8, a programação será iniciada às 9h, no Mercado Municipal Christo Raeff. Ali os visitantes poderão apreciar a exposição fotográfica Faces do Mercado, de Neto Macedo, além da Pintura de Mural do artista Cleiton Cruz. Os shows terão início às 10h com Bella do Acordeon. Logo em seguida se apresenta Noeno da Viola e o Encontro de Violeiros. Um dos destaque do sábado também será o concurso “O Melhor Roedor de Pequi do Mundo”, que será realizado em um bar do bairro São Luiz.

À noite, a partir das 19h, na Avenida Viriato Ribeiro, as apresentações ficam por conta de Noeno da Viola, Edmilson, Ferreira e Ferreirinha. Às 20h será a vez do cantor Pedro Tommaso. A partir das 21h se apresenta o cantor André Águia. Às 22h, encerra a noite a dupla Tuia e Guarabyra.

No domingo pela manhã as atrações seguem no Mercado Municipal Christo Raeff. Já à noite, na Avenida Viriato Ribeiro, se apresentam no último dia do evento as atrações Cia de Cá – Espetáculo Vivenças, Ney Antunes Trio, Grupo Lundu de Sapateado Caipira, Pereira da Viola, Quêscara convida Rafael Carneiro.

Neste ano, a Festa Nacional do Pequi insere em sua programação o Festival Sabores do Gerais e o Festival Flor de Pequi, que vão abordar os aspectos gastronômicos, sociais e econômicos relacionados ao principal fruto do cerrado. Toda a estrutura da festa conta com sete ambientes: Flor de Pequi, Ecossistema do Pequi, Pequizaria, Pequi-nique, Saberes e Fazeres, Sabores do Gerais e Espaço Cultural do Mercado Municipal.

Um dos destaques desta edição será a presença do projeto Sabores do Gerais, da Prefeitura de Montes Claros, que já extrapolou os limites da cidade e do país. O projeto busca valorizar a gastronomia local, dar visibilidade aos pequenos produtores e agroextrativistas do arranjo produtivo local do pequi e frutos do cerrado, além de conectar saberes tradicionais a novas oportunidades.

De acordo com o secretário de Aceleração Econômica, Glenn Andrade, a festa será importante para colocar em evidência a força do cerrado. “O cerrado está em plena evidência. Hoje vemos a valorização e o reconhecimento dos produtos da região, que passaram a ser valorizados em todo o país. A grandeza da festa mostra a força econômica que o cerrado pode produzir”, explica.