Imagem de destaque PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS DA PNAB DE MONTES CLAROS CADASTRADO COM SUCESSO

PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS DA PNAB DE MONTES CLAROS CADASTRADO COM SUCESSO

A Secretaria Municipal de Montes Claros cadastrou, dia 27 de maio, o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), de 2023, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) destinados ao setor cultural. A distribuição destes recursos acontecerão ainda em 2024 para execução em 2025 pelos agentes culturais contemplados.

A política terá aplicação anual até 2027 e injetará recursos que serão revertidos em editais de seleção, premiações e subsídios a Espaços Culturais, Pontos de Cultura e Agentes Culturais. O montante destinado a Montes Claros será de R$ 2.678.982,02, em média, sendo ele subdividido em cinco eixos: Fomento (35,6%), Pontos de Cultura (25,8%), Espaços Culturais (16,8%), Instrumentos Culturais (16,8%) e Operacionalização da PNAB (5%). O Plano cadastrado refere-se ao detalhamento da distribuição dentro destes eixos.

No intuito de democratizar o acesso à cultura em toda a cidade, a Secretaria de Cultura realizou várias oitivas virtuais e presenciais entre março e maio de 2024, nas quais fundamentou a elaboração de uma proposta de distribuição de recursos que promoverá, ao mesmo tempo, a identidade e a pluralidade cultural montes-clarense.

Dessa forma, pretende-se fortalecer a força da cultura criativa, empreendedora, econômica e geradora de empregos. Tudo isso incentivando a coletividade, a acessibilidade, a descentralização e a projeção das diversas expressões culturais para reforçar e destacar o setor cultural como condutor de desenvolvimento social.

Firmado na escuta à sociedade civil e aos agentes culturais, o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) da PNAB 2023 da Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros pode ser consultado na sua íntegra aqui