Imagem de destaque PSIU POÉTICO 2023 - Filme que traz cangaceiro para os dias atuais abre segunda semana do Festival

PSIU POÉTICO 2023 - Filme que traz cangaceiro para os dias atuais abre segunda semana do Festival

09/10/2023 - 10:58 | atualizado em 10/10/2023 - 07:59
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A 37ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético segue movimentando a cena artística da cidade. Nesta segunda semana de evento, diversas atrações deverão marcar o salão nacional de poesia, que em 2023 traz a temática “Gente”.

Nessa segunda-feira, 9, os trabalhos terão início com a exibição do filme "Inferno de Pedra", do diretor Huytilan Mazahua. Pela primeira vez na cidade, o cineasta, que é um dos únicos diretores indígenas do país, traz a história de um cangaceiro que se transporta do ano de 1938 para o século XXI. Mais que uma viagem no tempo, a obra traz uma discussão subjetiva sobre os conflitos internos humanos.

“Esta obra é resultado de 5 anos de luta, contando com o envolvimento de 150 pessoas. O filme traz um cangaceiro que vive uma encruzilhada humana, um personagem que anda em um beco. Esse cangaceiro foi transportado para o mundo urbano, para enfrentar as dificuldades humanas atuais”, explica Huytilan.

O cineasta, que é natural do estado de São Paulo, chega à cidade para o lançamento do seu 2º filme, sendo o primeiro como roteirista e diretor. Ele revela que está com grandes expectativas para participar do festival. “Sempre estudei Minas e não conhecia. Quando cheguei por aqui consegui me imaginar como o personagem Riobaldo, no sertão mineiro. É uma honra participar de um festival tão grande como este. Minha preocupação maior aqui é sobre o que vou poder deixar na alma das pessoas através da minha obra”, explica.

Ainda dentro da programação do Psiu Poético 2023, nessa segunda-feira, às 20 horas, também no Centro Cultural Hermes de Paula, haverá o lançamento do livro "Meu caderno de poesia, poetando a vida", de Maria Elizabeth Sena Silva.

Para encerrar a noite, haverá os espetáculos Ciberpoemagia, de Denisar Mota e Sollar, O Novo Mundo, de Neggo Blues, e Pano pra Manga, de Tchello d’Barrros.

O Psiu Poético 2023 é realizado entre os dias 4 e 12 de outubro. Os poetas homenageados são os seguintes: Vera Lúcia Godoy Correia (Osasco/SP); Ivana Ferrante Rebello (Montes Claros/MG); Joaquim Celso Freire (Coronel Murta/MG – São Paulo/SP); Fábio José Gonçalves (Água Boa/Claro dos Poções/MG); Jorge Amâncio (Rio de Janeiro/Brasília); Francesco Napoli (Belo Horizonte).

O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todos os lugares, abrindo espaços de ocupação artística.